Editorial: Diário da Lagoa, o 14º jornal do concelho

Já dizia Fernando Pessoa, “Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce”. Assim se pode classificar o surgimento do jornal “Diário da Lagoa” que volta a colocar o concelho de Lagoa no mapa da imprensa local.

Depois de ser criado em termos digitais, em março último, o jornal “Diário da Lagoa” surge agora em versão impressa, colmatando uma lacuna que perdurava desde o longínquo ano de 1937, quando saiu a ultima edição de um jornal impresso neste concelho.

Como é referido nos seus estatutos, o jornal “Diário da Lagoa” rege-se pelos princípios da liberdade, do rigor e pluralismo informativo, da independência, da ética e da deontologia. O seu objetivo primordial é contribuir para o desenvolvimento, o mais harmonioso possível, do meio onde se encontra inserido, procurando para o efeito, intervir de forma equilibrada nas vertentes sociais, económicas e culturais.

O jornal Diário da Lagoa procura contribuir para a informação do público, garantindo aos cidadãos o direito de informar e de ser informado, sem impedimentos nem discriminações, favorecendo o intercâmbio de ideias e o exercício da liberdade critica.

Quando toda a sociedade caminha no sentido das novas tecnologias, optamos por regressar um pouco à origem, sendo que, por este meio, chegamos aqueles que, por alguma razão, ainda consideram o jornal impresso uma boa forma de estar a par do que neste concelho se faz.

Na era globalizada que vivemos, a internet é sem dúvida o mais poderoso veículo de comunicação, levando a notícia e a imagem, na hora, a todo mundo. Por essa razão, acompanhamos as novas tendências e mantemos a edição digital, com atualizações diárias, onde privilegiamos a informação local, através das várias plataformas.

No tempo atual em que vivemos, este é sem dúvida um projeto ambicioso, contudo possível, necessário e já acarinhado junto da sociedade lagoense.

Esta é uma publicação que quer dar e mostrar não só aos lagoenses, mas a todos os que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo o dia-a-dia deste concelho. Pretendemos ser uma importante ferramenta para da divulgação de toda a atividade desenvolvida no concelho de Lagoa, nas suas mais variadas vertentes.

Porque o jornalismo moderno exige mais do que a simples descrição dos factos ou a transcrição de declarações e press releases, implicando também uma capacidade crítica e a obrigação de ser útil aos leitores, o “Diário da Lagoa” não pratica um jornalismo tendencioso, ou de fação, mas informa e busca, com sensibilidade, trazer para as suas publicações relatos de veracidade, dando a palavra aos cidadãos do concelho.

Juntos poderemos criar uma sociedade melhor, e este projeto pretende estar ao lado dos que, de uma forma consciente e positiva, almejam esse objetivo.

O Diretor
Norberto Luís

Categorias: Editorial

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*