PSD/Açores reúne personalidades da Região para debater futuro da Autonomia

açores-lagoa-noticias-PSD-Duarte-Freitas-Autonomia

O PSD/Açores vai realizar, no próximo sábado, em Angra do Heroísmo, a primeira sessão do grupo de trabalho “Pensar a Autonomia do Futuro”, com a participação de diversas personalidades da vida política regional, como são os casos dos antigos presidentes do parlamento açoriano, Álvaro Monjardino, Reis Leite e Dionísio Sousa, assim como do antigo eurodeputado açoriano Cunha de Oliveira, do antigo dirigente do PCP/Açores, José Decq Mota, do padre Weber Machado e do empresário Carlos Raulino.

O grupo de trabalho “Pensar a Autonomia do Futuro” é coordenado pelo professor universitário Carlos Amaral e destina-se a proceder a uma reflexão sobre os aperfeiçoamentos a introduzir no regime autonómico. A reflexão que agora se inicia, e que se irá realizar em todas as ilhas da Região, destina-se a preparar uma proposta de reforma do sistema autonómico.

Segundo o presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, que procederá à abertura dos trabalhos, que decorrem na Universidade dos Açores, o objetivo desta iniciativa “é estudar e analisar a organização do sistema político” e “permitir que ele responda melhor aos anseios dos açorianos”.

Duarte Freitas entende, por isso, que é preciso “uma autonomia que faça sentido”. “Autonomia foi a resposta em boa hora encontrada para aquilo que eram os anseios e as necessidades do povo açoriano há 40 anos, agora é a altura indicada para analisar que Autonomia queremos para responder aos desafios dos próximos quarenta anos”.

O presidente do PSD/Açores considera que o debate sobre a reforma da Autonomia nunca foi tão consensual como agora, “como se percebeu com a recente querela orçamental despoletada pelo Representante da República”. “É de recordar que foi praticamente unânime na Região a ideia de que é necessária uma reforma do regime Autonómico”.

Para o presidente do PSD/Açores “este é um debate que tem de ser feito por todos, acolhendo propostas de todos os quadrantes políticos e sociais da Região”.

DL/PSD-A

Categorias: Política

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*