Paulo Teves destaca importância dos grupos folclóricos na divulgação da identidade cultural dos Açores na diáspora

Paulo-Teves-copmunidades-canada

O Diretor Regional das Comunidades destacou, em Toronto, no Canadá, a importância que os grupos folclóricos assumem na promoção e divulgação da identidade cultural dos Açores nos países de acolhimento. 

Paulo Teves falava no aniversário do Grupo Folclórico Pérolas do Atlântico, na Casa dos Açores do Ontário, em que participaram mais de 350 pessoas.  

Na sua intervenção, o Diretor Regional enalteceu a responsabilidade que os jovens açor-descendentes assumem “no compromisso de honrar e homenagear os açorianos que, desde 1953, residem no Canadá”, salientando que “a participação ativa dos jovens valorizará o esforço efetuado pelas gerações que os precederam, com vista à preservação e promoção da Açorianidade”. 

O Diretor Regional defendeu a necessidade de uma cada vez maior divulgação da atual realidade dos Açores e das suas potencialidades junto das sociedades de acolhimento, contribuindo deste modo para “o desenvolvimento das nossas ilhas e para a afirmação da nossa Região no mundo”. 

Paulo Teves desafiou ainda os jovens presentes a conhecerem a terra de origem dos seus pais e avós e a assumirem um papel interventivo na defesa dos interesses dos açorianos emigrados e seus descendentes, bem como a comungarem dos desafios e aspirações dos Açores.  

O Grupo Pérolas do Atlântico, composto por 45 elementos, na sua maioria jovens açor-descendentes, tem como missão preservar e divulgar as tradições e danças típicas dos Açores, assim como estimular o interesse e orgulho dos jovens luso-canadianos pelas suas raízes culturais. 

Com inspiração no folclore e nas tradições das nove ilhas do arquipélago, este grupo realizou um importante trabalho discográfico que veio valorizar e enriquecer o seu apreciável currículo. 

No âmbito da visita que está a realizar ao Canadá, Paulo Teves reúne-se hoje com a direção da Casa dos Açores do Winnipeg, deslocando-se depois para a província de Alberta, onde tem agendados encontros com várias instituições ligadas às comunidades portuguesas das cidades de Calgary e Edmonton.

DL/GaCS

Categorias: Comunidades

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*