Curso de formação para jovens da diáspora pretende reforçar ligação às raízes açorianas

Paulo Teves diretor regional Comunidades governo Açores _Visita Ontario Canadá_maio2016

O Diretor Regional das Comunidades destacou, em São José, na Califórnia, o empenho do Governo dos Açores em promover iniciativas que reforcem o relacionamento dos jovens da diáspora com a Região.

Paulo Teves, que falava na ‘Noite Cultural Portuguesa’, assegurou que o Executivo açoriano vai manter “esta política e aposta na aproximação dos açordescendentes ao arquipélago”, anunciando, nesse sentido, a realização, este ano, de “um curso de formação para jovens das comunidades”.

O curso, segundo Paulo Teves, abordará temáticas como turismo, economia, liderança comunitária e empreendedorismo, bem como questões ambientais e do mar.

Este ano, a iniciativa será dirigida aos jovens residentes nos EUA, sendo abrangidos nas próximas edições outros países onde existem comunidades açorianas.

Paulo Teves frisou que tem sido uma prioridade do Governo dos Açores, na área das comunidades açorianas, realizar e apoiar iniciativas que “congregam jovens e estimulam a sua participação mais ativa no mundo comunitário”.

Neste âmbito, afirmou que o apoio à realização da conferência anual da LAEF e a parceria no programa do LAEF Summer Camp, através da integração do embaixador cultural dos Açores neste projeto, reflete bem a “cooperação que existe entre o Governo Regional e o associativismo da diáspora para promover e dinamizar junto dos mais novos a sua efetiva participação”.

A 41ª edição da conferência anual da Luso American Education Foundation, que decorreu em São José, nos EUA, contou com o apoio do Governo dos Açores.

Este encontro, subordinado ao tema ‘Raízes’, reuniu alunos e professores de Língua Portuguesa, bem como associações comunitárias, com o objetivo de divulgar e dinamizar o legado português existente na Califórnia.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*