Autarquia aposta na implementação de medidas de autoproteção

unnamed

A Câmara da Ribeira Grande tem vindo a desenvolver e a implementar medidas de autoproteção na totalidade dos edifícios municipais através da realização de ações de sensibilização, formações e simulacros de emergência.

Tendo em conta que a estrutura interna de segurança visa a criação de um sistema organizado para a atuação em situações de emergência, foram designados diversos colaboradores do município que acumulam as suas funções quotidianas com as funções atribuídas no âmbito do Plano de Segurança.

Nesse âmbito, realizaram-se recentemente várias ações de formação, nomeadamente de brigadas de socorristas e de brigadas de incêndio, contemplando um total cinquenta e dois trabalhadores afetos às diversas instalações.

Segundo a autarquia, nas formações para a brigada de socorristas, constitui objetivo treinar as pessoas para a prestação de primeiros socorros em caso de sinistro de pequenas dimensões e pela prestação de primeiros socorros essenciais até à chegada de assistência médica adequada.

Nas brigadas de incêndios, a formação visou treinar para a extinção de focos de incêndio de pequena dimensão, através da atuação com os meios de primeira intervenção (extintores). Em caso de cenários de incêndios de maior dimensão, a minimização dos danos até à chegada dos meios de segunda intervenção.

De forma a completar a implementação das medidas de autoproteção, decorrerão durante o mês de março ações de formação para os responsáveis pela evacuação e grupo coordenador de emergência.

Para além disso, no decorrer do presente ano, a Câmara da Ribeira Grande irá realizar diversos simulacros de emergência de modo a testar a consolidação das medidas de autoproteção das diferentes instalações municipais.

DL/CMRG

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*