Câmara da Ribeira Grande dá apoio na realização das auditorias ambientais

unnamed (2)

O Centro de Promoção Ambiental, valência da Câmara da Ribeira Grande, realizou 2329 inquéritos resultantes das Auditorias Ambientais efetuadas nas vinte escolas inscritas no programa Eco-Escolas.

Estes inquéritos constituem uma ferramenta de diagnóstico do estado ambiental da escola, concretizando assim mais um objetivo assumido no âmbito do programa Eco-Escolas.

Segundo a autarquia, os vinte estabelecimentos de ensino envolvidos no inquérito representam a totalidade das escolas públicas existentes no concelho, uma IPSS e a Escola Profissional da Ribeira Grande, o que permitiu reforçar o êxito da iniciativa e alcançar em pleno os objetivos propostos pela ação desenvolvida.

Iniciada em novembro do ano passado, a realização das auditorias ambientais contou com o recurso às novas tecnologias, nomeadamente inquéritos on-line, permitindo assim uma redução significativa do uso do papel, recurso utilizado até então pelas escolas aquando da realização destes inquéritos.

Para além da poupança e redução significativa de resíduos, esta medida permitiu às escolas libertarem-se de um processo moroso e exaustivo de aplicação de inquéritos em papel, facilitando a implementação da auditoria ambiental, parte integrante da ficha de acompanhamento a submeter até 15 de março.

Permitiu também a criação de inquéritos digitais, possibilitando aos alunos o acesso a uma ferramenta mais apelativa e de resposta fácil, permitindo uma maior autonomia nas suas respostas e levando a resultado mais fiáveis.

Também os professores envolvidos teceram comentários muito positivos ao método utilizado, na medida em que, para além de reduzir as horas dedicadas ao processo, permitiu incrementar uma motivação adicional junto dos alunos.

DL/CMRG

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*