Trilho Pedras Brancas será inaugurado na Lagoa

unnamed

Este será inaugurado no próximo sábado, 4 de Março, pelas 14h30, prevendo-se a concentração no Posto de Turismo de Água de Pau onde será realizado um pequeno percurso que abrangerá uma extensão aproximada de 6 km, estimando-se a sua duração em três horas, apresentando uma dificuldade que se considera moderada.

Segundo a autarquia, o trilho Pedras Brancas consiste numa pequena rota circular com 16 Km de extensão com início e fim na Vila de Água de Pau. Tem trilhos de ligação que possibilitam o acesso ao trilho da Janela do Inferno, bem como à Freguesia da Ribeira Chã.

Com a abertura deste trilho, toma forma a 2.ª fase do projeto “Rota da Água” que permite promover o património natural e edificado do concelho de Lagoa através da dinamização de diversas rotas pedestres que, ligadas entre si, permitem a quem nos visita percorrer a vertente montanhosa do concelho. Igualmente, os visitantes têm acesso a percursos pedestres, seguros e adaptados á realização de trilhos em família, assim como é possível usufruírem de algumas atividades desportivas, como o geocaching, a escalada ou o trail. Também poderão usufruir de vários serviços de apoio, nomeadamente o comércio, instalações sanitárias, churrasqueiras, rede viária regional; zonas de lazer, como parques florestais, espaços de jogos e recreio e zonas balneares. De igual modo, os visitantes poderão apreciar o património museológico, nomeadamente a Mercearia Central – Casa Tradicional de Água de Pau, o Núcleo Museológico da Ribeira Chã e o Quintal Etnográfico. A 3.ª fase do projeto “Rota de Água” será a de promoção integrada do projeto junto dos agentes turísticos e a abertura da ligação ao Pico da Barrosa que se situa na vila de Água de Pau.

Refira-se que, o nome “Pedras Brancas” é justificado pelo facto de existir como parte integrante do trilho uma formação rochosa que era conhecida, em outros tempos, como “Pedras Brancas”. Atualmente, esta formação rochosa está a receber atividades de escalada, sendo considerada um dos principais pontos de acesso desta modalidade na ilha de S. Miguel. Considerando a importante missão de potenciar as atividades de exploração da natureza de forma integrada e complementar, a Câmara Municipal da Lagoa optou por esta designação, valorizando, desde logo, o património natural ali existente como, aliás, já tinha acontecido em relação ao Trilho da Janela do Inferno.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*