Lara Martinho satisfeita com preocupação do Governo com questões da agricultura e pecuária

PS-legislativas-2015-Açores-Llara_martinho

A deputada do PS eleita pelos Açores Lara Martinho está satisfeita com a preocupação do Governo e sensibilidade relativamente ao cumprimento dos Programas de Melhoramento Animal das ações financiadas no âmbito do PDR2020 para entidades gestoras de Livros Genealógicos sediadas fora do território continental.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, em causa está a alteração da portaria n.º 268/2015, que passa agora a tornar elegíveis as ações relativas a exames de paternidade por análise de ADN e de promoção da raça (exposições, concursos, publicações) permitindo a aprovação de candidaturas de co-financiamento. “Esta era uma preocupação da Aberdeen-Angus Portugal – associação de criadores que ficava impedida de se candidatar a financiamento para o cumprimento do plano de melhoramento em criadores no território continental”, afirmou, garantindo que o Governo da República foi sensível a estas preocupações de que foi porta-voz.

As regras em vigor impediam o financiamento dos criadores desta raça bovina cujo livro genealógico português se encontra sedeado nos Açores, prejudicando particularmente os produtores do continente da raça Aberdeen Angus. Com esta alteração da portaria, a Associação de criadores desta raça poderá candidatar-se em pé de igualdade com as outras raças exóticas do país.

DL/GPPS

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*