Força do mar causa estragos avultados na ilha do Pico

mau tempo madalena pico mar (1)

A forte agitação marítima que se fez sentir nas ilhas do Grupo Central, de forma imprevista e inusitada, ao início da tarde desta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, foram encerradas ao trânsito várias estradas.

As ocorrências que originaram danos materiais registaram-se no concelho da Madalena, nomeadamente no molhe do porto comercial, em algumas habitações, num estabelecimento comercial e em espaços de lazer e turísticos situados junto à orla marítima.

mau tempo madalena pico mar (2)

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso ‘Amarelo’ relativo a Agitação Marítima para o Grupo Central, que se irá prolongar até às 05h00 de terça-feira, 28 de fevereiro.

Face aos acontecimentos registados, foram colocados de prevenção os Corpos de Bombeiros do Grupo Central e informados os serviços municipais na área da Proteção Civil.

A operação marítima entre o Faial e o Pico e entre o Faial e São Jorge já foi retomada, estando a ser utilizado o Porto de Santa Cruz das Ribeiras e, no caso de São Jorge, a ligação será direta entre a Horta e as Velas, não fazendo escala no Pico, onde o Porto da Madalena, neste momento, está interditado, e o Porto de São Roque não reúne as condições para que se efetue a operação.

De recordar que segundo o IPMA a ondulação atingiu os 13 metros.

DL/ fotos (c) David Rodrigues e CMM

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*