Aberta a fase de apresentação de propostas para o OPJ Lagoa

 

OPJ Orçamento participativo Camara Lagoa Açores Assembleia participativa Snta Cruz

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Lagoa avança com o projeto Orçamento Participativo Jovem 2017.

Este projeto destina-se a todos os jovens lagoenses com idades entre os 12 e os 30 anos, onde permite uma democracia participativa e voluntária dos seus jovens, dando-lhes a oportunidade de cooperarem nas tomadas de decisão do orçamento do Município. Assim, o Concelho de Lagoa consegue perceber e aproveitar as ideias, necessidades e preferências dos seus jovens, permitindo que estes contribuam para o desenvolvimento do Concelho.

Até ao dia 31 e março, decorre a primeira fase do projeto, que tem como objetivo a entrega de propostas, onde qualquer jovem ou grupo de jovens pode entregar a sua proposta para participar no Orçamento Participativo Jovem.

As candidaturas ao projeto podem ser feitas de forma individual ou em grupos conforme preferência dos jovens lagoenses. Esta é uma fase em que os jovens apresentam a sua ideia no papel, podendo faze-la, através do site da Câmara Municipal de Lagoa, www.lagoa-acores.pt, ou através do preenchimento manual do formulário disponível nas juntas de freguesias do Concelho.

Após a fase da entrega de propostas, passamos para a segunda fase do OPJ que consiste na Análise Técnica, a decorrer de 3 a 21 de abril, onde a Câmara Municipal de Lagoa analisa todos os projetos à luz do regulamento criado para o efeito.

Após esta análise, os projetos selecionados passam para a fase de votação, que decorrerá de 2 a 28 de maio. Esta é a fase em que todos os lagoenses a partir dos 12 anos são envolvidos, com o dever de votar na ideia que queiram ver implementada.

Após o prazo de votação finalizado, passamos então para a quarta fase do projeto, a fase de divulgação dos vencedores, onde todos os participantes serão convidados a estar presentes no local da divulgação do vencedor.

Este ano, a equipa do Orçamento Participativo Jovem percorreu as salas de aulas dos nossos estudantes do secundário, de forma a ter um maior contacto físico com os jovens e explicar de forma sucinta o objetivo do projeto e a importância da participação dos jovens no mesmo, incentivando-os a participarem com projetos onde o principal objetivo é o bem-estar da sociedade.

Assembleias participativas nas freguesias do Concelho foram também uma aposta da equipa do OPJ de Lagoa, onde até à data já percorreram as freguesias de Ribeira Chã, Água de Pau e Santa Cruz, divulgando projeto e incentivando os jovens a participarem.

No próximo sábado dia 25 pelas 18h00, será realizada a assembleia participativa na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, no salão da Sociedade Filarmónica Lira do Rosário. No dia 4 de março, pelas 18h00 será realizada a assembleia participativa na freguesia Cabouco, na Junta de Freguesia daquela localidade.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*