Ana Luís exorta os jovens ao exercício de uma cidadania ativa

unnamed

“O Parlamento dos Jovens permite encurtar a distância entre os jovens e a política, estimular o exercício de uma cidadania ativa, da reflexão, da preparação do debate, no estrito cumprimento do respeito democrático e institucional”, disse Ana Luísa Luís na sessão de abertura da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, que reúne jovens “parlamentares”, na sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que debaterão o tema “A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local”.

Estes setenta e um jovens que vivem a experiência parlamentar puderam, na primeira pessoa, compreender que o trabalho legislativo não se esgota na sessão plenária. Pelo contrário, o trabalho de reflexão e debate que acontece no plenário é o resultado de um processo muito mais vasto, desenvolvido individual e coletivamente, e que só é possível porque a Constituição da República Portuguesa, de 1976, consagra os princípios fundamentais de um Estado democrático, a autonomia regional e o poder local.

“Vocês hoje representam a nossa esperança no amanhã. Desejo, por isso, que esta vossa experiência, do exercício democrático, vos enriqueça e dê asas aos vossos sonhos. Acredito, que nesses sonhos está o progresso da nossa terra. Acredito, que nesses sonhos está uma sociedade mais justa e tolerante” – concluiu Ana Luísa Luís, felicitando os professores e os alunos pelo seu desempenho.

DL/ALRAA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*