Gastronomia e cantorias ao desafio sempre presentes nos Remédios

Cantoria ao desafio Remedios Lagoa Açores

O lugar dos Remédios, em Santa Cruz, na Cidade de Lagoa, recebeu este fim-de-semana, dias 17, 18 e 19 de fevereiro, o 12º Festival de Cantorias ao Desafio, numa organização da Associação Cultural e Recreativa dos Remédios.

Para José Raul, Presidente da Associação Cultural e Recreativa dos Remédios, o Festival de Cantorias ao Desafio tem sido um sucesso principalmente por não haver outro festival no lugar dos Remédios e também por ser uma tradição muito antiga que estava “esquecida e que a Associação reativou”.

“O meu desejo é o de não deixar morrer esta tradição. O meu gosto era que não parasse. Gostava de ver alguém a dar caminho a este Festival para que ele não morresse”, confessou José Raul ao Jornal Diário da Lagoa.

O Festival de Cantorias ao Desafio envolve cerca de 30 ajudantes, sendo que 12 cozinheiras dedicam-se à parte gastronómica, nomeadamente com a morcela, chouriço, bacalhau, inhame, torresmos, malassadas e arroz-doce. Desde a matança do porco até à confeção das comidas, tudo é cozinhado de forma tradicional e no próprio local do evento.

Cantoria ao desafio Remedios Lagoa Açores Jose Raul Associação Recreativa Remedios

“Todas as pessoas adoram, quer a parte das comidas, quer das cantigas, e é isso que faz com que não possamos parar”, salientou o Presidente da Associação Cultural e Recreativa dos Remédios. Durante os três dias, o 12º Festival de Cantorias ao Desafio recebeu cerca de 300 pessoas diárias, sendo principalmente fregueses da casa, mas, todos os anos, o evento acolhe população oriunda de toda a ilha de São Miguel.

No que diz respeito aos cantadores, geralmente provêm da ilha Terceira, de forma a inovar e a despertar a curiosidade dos visitantes. Finalmente, José Raul garante que haverá um 13º Festival de Cantorias ao Desafio em 2018, garantindo ao Diário da Lagoa: “no caso que eu chegue lá, está garantido, é para continuar porque eu vejo que o Festival tem pernas para andar”.

DL/AS

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*