Alunos de 27 escolas dos Açores participam na sessão regional do Parlamento dos Jovens

Parlamento Jovens ALRAA secundario fev16

A sessão regional do Parlamento dos Jovens, que se realiza segunda e terça-feira, dias 20 e 21 de fevereiro,  na Assembleia Legislativa, na Horta, vai contar com a participação de mais de meia centena de alunos provenientes de 27 escolas de todas as ilhas dos Açores.

Nesta iniciativa, que conta com a parceria do Parlamento e do Governo dos Açores, através das direções regionais da Educação e da Juventude, os estudantes açorianos vão debater vários assuntos subordinados ao tema “Os Jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!”.

O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano letivo com as escolas de todo o país, em que se pode inscrever qualquer escola do ensino público, privado e cooperativo.

Segundo o executivo regional, o programa culmina com a realização anual de duas sessões nacionais na Assembleia da República, a ter lugar em maio, sendo uma destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e outra dirigida aos alunos do ensino secundário.

Os objetivos deste programa nacional, ao qual os Açores estão associados desde 1995, relacionam-se com a educação para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, o conhecimento da Assembleia da República e das regras do debate parlamentar, a promoção do debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, a reflexão e debate sobre um tema, a definir anualmente, a participação em processos eleitorais e o estímulo da capacidade de expressão e argumentação.

A edição deste ano conta com a presença dos diretores regionais da Educação, José Freire, e da Juventude, Lúcio Rodrigues, e de deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*