Parlamento dos Jovens reúne dias 20 e 21 de fevereiro na Horta

ALRAA Jovens comissão proteção crianças jovens assembelia

Alunos das nove ilhas dos Açores participam nas sessões regionais do Parlamento dos Jovens que decorrem na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), na ilha do Faial, nos próximos dias 20 e 21 de fevereiro.

Segundo fonte da ALRAA, este é o corolário de todo um trabalho desenvolvido nas escolas, que culmina com a eleição dos seus representantes que, por um dia, assumem as funções de deputado.

Tendo como mote os 40 anos da Constituição da República Portuguesa, os 54 alunos do ensino básico irão debater o tema “Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!”, enquanto que os 71 alunos do ensino secundário e profissional irão aprofundar “A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local?”.

Este projeto, para além de permitir a aproximação entre o ensino e o Parlamento, entre os jovens e o exercício de cidadania, visa essencialmente estimular as capacidades de argumentação destes jovens na defesa das suas ideias, com respeito pelo valor da tolerância, bem como dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão no Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos.

Recorde-se qO Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo dos Açores.

DL/ALRAA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*