Cooperação entre produção e distribuição é essencial para a diversificação agrícola

João Ponte visita Continente marca açores produtos encontro

As estratégias de cooperação entre os produtores e a distribuição são “uma aposta de futuro para o crescimento e desenvolvimento da diversificação agrícola nos Açores”.

Segundo o Secretário Regional da Agricultura e Florestas , que falava à margem de uma visita às instalações da INSCO- Insular de Hipermercados, onde se reuniu com a Direção do Clube de Produtores Continente Açores, considerou ser “um projeto de excelência daquilo que é a aposta nas produções agrícolas da Região”.

O Clube de Produtores Continente Açores foi criado em 2011 com o objetivo de garantir o abastecimento contínuo de produtos regionais de qualidade às superfícies comerciais daquele grupo empresarial.

Em 2016, a produção regional de legumes representou 54% das vendas da INSCO e a produção regional de frutas vendidas atingiu 779 toneladas.

Um exemplo é o número de candidaturas aprovadas nas áreas da horticultura e floricultura no âmbito do anterior Quadro Comunitário de Apoio (2017-2013), que representaram 10% e envolveram uma despesa pública de sete milhões de euros, e outro é o dos jovens agricultores que querem apostar nessas áreas das hortícolas e das frutícolas, que representaram 12% das primeiras instalações e corresponderam a 900 mil euros de prémios.

Sinais de confiança surgem também no âmbito do atual Quadro Comunitário, com o PRORURAL+ a dar indicadores muito interessantes, quer na percentagem de projetos e de intenções de investimento – 16% nesta área, o que corresponde a uma despesa pública de 1,3 milhões de euros – quer no número de jovens agricultores que querem entrar na área da diversificação agrícola, que cresceu em relação ao último Quadro, com 17% do total das candidaturas rececionadas.

Em oito anos o setor da diversificação agrícola cresceu de 200 para 800 produtores e a área cultivada de 400 para 1.000 hectares.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*