Lagoa assinala Dia Mundial das Zonas Húmidas

Dia Mundial Zonas Humidas Lagoa Açroes escola comemoração

Através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa, a Câmara Municipal de Lagoa assinalou o Dia Mundial das Zonas Húmidas, com uma atividade de índole ambiental direcionada a uma turma do 2.º ciclo da Escola Secundária da Lagoa.

A atividade realizada pelo CEFAL, compreendeu duas partes, uma de caráter teórico e outra de caráter prático. Foi assim realizada uma ação de sensibilização sobre o tema, salientando-se a importância destas zonas para o ecossistema e identificando-se as ameaças a que estão sujeitas, assim como as formas de conservação e preservação destas zonas. Na segunda parte da atividade realizou-se a pintura de um painel alusivo às zonas húmidas da ilha de S. Miguel. Este painel ficará patente na Escola Secundária da Lagoa brevemente de modo a estar acessível a todos os alunos.

Recorde-se que, o CEFAL associa-se a esta iniciativa desde 2014. O Dia Mundial das Zonas Húmidas comemora-se anualmente no dia 2 de fevereiro, evocando a Convenção de Ramsar (Irão), que tem como principal objetivo a conservação e o uso sustentável das zonas húmidas.

No corrente ano o tema alusivo a esta comemoração foi o seguinte: “Zonas Húmidas – a nossa salvaguarda natural destes desastres”, de modo a que as populações tomem consciência que as zonas húmidas saudáveis, como as grandes porções de água, ajudam a evitar condições climatéricas extremas, nomeadamente temperaturas demasiado altas ou baixas.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*