Açores são a primeira região convidada do Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos

Marta Guerreiro secretaria Turismo Açores congresso

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo congratulou-se com o destaque dos Açores como primeira região convidada do Congresso da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, que decorre em Évora, pelo crescimento da atividade turística registado nos últimos anos.

Marta Guerreiro frisou que o destino Açores está a consolidar-se como um destino de turismo de natureza ativo, “potenciando um jogo duplo entre a contemplação da paisagem e o usufruto de atividades de animação turística”.

Nesse sentido, destacou que “a panóplia de possibilidades em terra e no mar, em cada uma das nove ilhas, é um fator de desenvolvimento do setor, ao potenciar as peculiaridades dos produtos primários de cada uma delas”.

Em termos da oferta, verifica-se um crescimento de atividades de animação turística terrestres e marítimas, existindo atualmente nos Açores 315 empresas, quando em 2012 eram apenas 118, o que corresponde a um aumento de 166,5%.

Marta Guerreiro destacou ainda a importância dos trilhos pedestres, assegurando que o Governo dos Açores vai “continuar a incrementar as condições para a sua utilização, nomeadamente através da implementação de novos trilhos e do reforço das Grandes Rotas”.

Nesse âmbito, apontou a criação de “pequenas instalações ao longo dos percursos que proporcionem o conforto mínimo aos visitantes, sejam eles pedestrianistas, cicloturistas ou trail runners”.

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo tem como objetivo estratégico aliar estas três pastas tendo em vista manter a prioridade na proteção e preservação do património natural e cultural dos Açores, ao mesmo tempo de se consolida o turismo de natureza ativo, enquanto motor de desenvolvimento económico, social e cultural da Região.

O 5.º Congresso da APECATE, que decorre até sexta-feira, contará com uma apresentação do Turismo dos Açores, intitulada ‘Açores: Um destino de Touring Paisagístico e também Cultural?’, integrada no painel ‘Cultura e Turismo – Problemas e Desafios’.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*