Redução do IVA nos Açores garante economia mais competitiva

 

DUARTE-FREITAS-CCIH-1FEV2017-FOTO

O presidente do PSD/Açores afirmou que a proposta do partido de reduzir a taxa normal do IVA para 16 por cento vai tornar a economia regional mais competitiva e repor um direito conquistado pelos açorianos há mais de 30 anos.

Duarte Freitas falava após uma reunião com a Câmara de Comércio e Indústria da Horta, onde salientou que baixar a taxa normal do IVA de 18 para 16 por cento vai contribuir para a dinamização da economia regional e, consequentemente, criar mais emprego.

Duarte Freitas referiu que vários produtos do ramo alimentar exportados por empresas regionais são taxados a 18 por cento, sendo a redução da taxa normal do IVA uma forma de torná-los mais competitivos nos mercados externos.

O presidente do PSD/Açores destacou também os benefícios que a redução do IVA trará para o Turismo, já que diversos serviços ligados a este setor também são taxados a 18 por cento.

O presidente do PSD/Açores acrescentou que reduzir a taxa normal do IVA constitui a “reposição de um direito conquistado pelos açorianos há mais de 30 anos”, lembrando que foi em 1985, com Mário Soares como primeiro-ministro, que a Região passou a ter taxas do IVA inferiores em 30 por cento em relação ao continente.

Duarte Freitas apelou ao PS para que se “junte a esta proposta que ajuda as empresas açorianas e cria emprego”, alegando que “já não há nenhuma razão que impeça a redução da taxa do IVA nos Açores”.

O grupo parlamentar do PSD/Açores já fez dar entrada na Assembleia Legislativa o projeto de decreto legislativo regional para reduzir a taxa normal do IVA na Região para 16 por cento.

DL/PSD

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*