Políticas de prevenção da saúde mental devem ter psicólogos por parceiros

Rui Luis Secretario Saude Açores

O Secretário Regional da Saúde defendeu a intervenção precoce em saúde mental com o recurso a equipas multidisciplinares, dotadas de psicólogos.

Rui Luís, que falava na cerimónia de posse da Direção Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses, frisou que os dados obtidos pela Direção Regional da Saúde, através do Sistema de Vigilância de Comportamentos de Risco relacionados com a Saúde, assim como os dados recolhidos no Inquérito Regional de Saúde, são “importantíssimos para podermos desenvolver e implementar novas estratégias regionais de combate à toxicodependência, à violência, à obesidade, à gravidez na adolescência e ao suicídio”.

Rui Luís destacou ainda a importância da integração dos cuidados de saúde mental no sistema de saúde regional, tanto ao nível dos cuidados primários, como dos hospitalares e dos cuidados continuados, de modo a facilitar o acesso e a diminuir a institucionalização.

O titular da pasta da Saúde apelou também à colaboração dos psicólogos no arranque das equipas de saúde mental de apoio domiciliário, no âmbito da implementação da rede regional de cuidados continuados integrados de saúde mental.

DL/Gacs

Categorias: Saude

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*