Câmara Lagoa dá quase meio milhão de euros a instituições do concelho

Câmara Lagoa protocolos isntituições jan17

A Câmara Municipal de Lagoa renovou os acordos de cooperação com várias instituições do concelho, através da assinatura de vários Contratos-programa, nas áreas sociais, desportivas, culturais e recreativas.

Uma renovação que, do ponto de vista da Presidente da autarquia lagoense, espelha bem as vivacidade das instituições.

Segundo referiu Cristina Calisto Decq Mota, que falava no ato de assinatura destes contratos-programa, são diferentes pessoas, com diferentes missões,  mas todos congregados num único objetivo, ou seja, responder aos anseios da comunidade, quer seja na área desportiva, no social, no cultural ou recreativo.

São mais de 50 as instituições na Lagoa, algumas com mais de 100 anos, outras mais novas, mas que espelham que existe uma comunidade ativa, em que as pessoas se preocupam uns pelos outros e que dão da sua energia para trabalhar pelo bem comum, realçou ainda a autarca.

São protocolos que representam o que é possível por parte da autarquia e dentro que daquilo que são as suas disponibilidades financeiras, sendo que a câmara tem um leque vasto de atuação, intervindo em várias áreas, e com estes protocolos com as instituições, juntos conseguem chegar mais longe e dar mais à Lagoa.

Cristina Calisto Decq Mota recordou que a autarquia tem uma intervenção direta na área social de 800 mil euros e na educação e cultura de 200 mil euros.

Em protocolos com as juntas de freguesia são cerca de 250 mil euros e quase meio milhão de euros para as instituições.

Recorde-se que os contratos-programas consistem no reconhecimento por parte da Câmara Municipal da Lagoa da importância destas instituições no planeamento de atividades anuais que garantem uma maior qualidade de vida aos seus munícipes.

A relevância destas instituições abrange várias áreas, a saber a ocupação útil dos tempos livres das crianças e jovens, o apoio social aos mais carenciados e idosos, mas também a sua intervenção e colaboração na educação, a cultura, a formação cívica, a preservação histórica e patrimonial e a prática de hábitos de vida saudáveis que promovam o bem-estar e a qualidade de vida em comunidade e, em geral, na própria promoção do concelho de Lagoa.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*