Ana Luis reitera importância da Política de Coesão e o aprofundamento dos seus instrumentos para o desenvolvimento das RUPs

VIII Jornadas Parlamentares Atlânticas

Os Presidentes da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, da Assembleia Nacional de Cabo Verde, do Parlamento das Canárias e da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira apresentaram, no Parlamento Europeu, as conclusões das VIII Jornadas Parlamentares Atlânticas, que decorreram em junho de 2016.

Na audiência com a Presidente da Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, Iskra Mihaylova, foram abordadas as principais aspirações dos Açores, Cabo Verde, Canárias e Madeira, expressas nos documentos finais dos quatro Grupos de Trabalho que reuniram no encontro supracitado, em matéria de economias insulares, transportes, novas tecnologias, conhecimento, crescimento sustentável, energias alternativas, ambiente e cultura.

Para a Presidente Ana Luís, o fortalecimento das Jornadas Parlamentares Atlânticas, imprimido em 2015, permite fazer chegar às entidades europeias uma posição concertada de defesa destes arquipélagos, de forma mais eficaz.

Durante a audiência, a Presidente do Parlamento açoriano reiterou, ainda, a importância da Política de Coesão e o aprofundamento dos seus instrumentos para o desenvolvimento das Regiões Ultraperiféricas, bem como a pertinência do reconhecimento efetivo da posição geostratégica das regiões dos Açores, Canárias e Madeira e da República de Cabo Verde.

As Jornadas Parlamentares Atlânticas, constituídas em 1990, firmam-se no relacionamento histórico, político, económico, social, cultural e afetivo existente entre os arquipélagos insulares da Macaronésia promovendo, a partir destes princípios, uma maior proximidade e espaços de diálogo, partilha e de reflexão, nomeadamente no que diz respeito aos assuntos de interesse comum e aos desafios que atualmente se colocam.

Nos termos do Regulamento das Jornadas Parlamentares Atlânticas, o IX Encontro realizar-seá em 2018, nos Açores, cabendo à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores a sua organização e a coordenação do Grupo de Ligação.

Devido às condições meteorológicas nos Açores, com consequências nas ligações aéreas, não foi possível a realização da reunião entre a Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luís, e os Eurodeputados açorianos.

DL/ALRAA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*