Filhos da Terra acusam junta de boicotar eventos da associação, junta nega acusações

açores-noticias-jornal-digital-Lagoa-freguesia-Junta-Ribeira-Chã

Em causa está a realização de um Baile de Máscaras na Ribeira Chã. A Associação Filhos da Terra foi surpreendida com o anuncio de um Baile de Máscaras, organizado pela Junta de Freguesia, no Centro Comunitário Padre João Caetano Flores.

Segundo explica numa nota enviada à nossa redação, e já partilhada nas redes sociais, refere a associação que o pedido feito por esta, para usar o Centro Comunitário, para um baile de máscaras, foi recusado após três dias de reflexão por parte da Junta de Freguesia. 

A associação acusa a junta de apropriação de uma iniciativa de uma associação cultural por parte de uma junta de freguesia. “Isto é um exemplo de falta de ideias e iniciativas próprias e, mais grave, o querer condicionar as iniciativas culturais legítimas na nossa terra, que apenas pretendem colmatar a falta de atividades comunitárias, como foi exemplo a inexistência de qualquer evento na passagem de ano recente e nos anos anteriores, desta gerência autárquica”, lê-se.

Refere ainda a associação que este comportamento já é recorrente, deixando um apelo à união. 

A Junta de Freguesia, igualmente numa nota enviada à nossa redação, refere que a informação veiculada pela Associação “Filhos da Terra”, não corresponde à verdade.

No esclarecimento, entretanto já divulgado também nas redes sociais, a Junta de Freguesia da Ribeira Chã diz lamentar a situação e as calúnias, as quais foram despoletadas por um pedido que a Associação fez.

Segundo fonte da junta o pedido foi feito por email, numa sexta-feira, a 6 de janeiro, a solicitar a cedência do Centro Comunitário, ao qual a Junta respondeu somente na segunda feira, por ter sido fim de semana e, lamentavelmente, a Associação alega ironicamente no seu esclarecimento que a Junta levou 3 dias de reflexão para responder.

Esclarece a junta ainda que na resposta enviada foi explicado que não podía ceder o espaço, porque a Junta iria promover, nesse dia, um evento de Carnaval, pelo que, sugerimos outras datas para realizarem a sua atividade. Contudo, negaram.

A Junta de Freguesia da Ribeira nega igualmente de se apropriar de iniciativas dos outros, como acusa a associação.

A mesma fonte adianta ainda que a posição da junta nunca será dividir a comunidade, até porque existe uma boa relação com todas as instituições da freguesia, sendo exemplo da própria Associação Filhos da Terra que se encontra sedeada no edifício da JFRC, a título gratuito.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*