Alunos de Água de Pau vencem concurso de vídeo ‘O que é para ti a escola?’

Escola-EBI-Agua-de-Pau

Alunos das escolas Básica e Integrada de Água de Pau e da Básica e Secundária de Santa Maria venceram o concurso de vídeo “O que é para ti a escola?”, uma iniciativa da Direção Regional a Educação (DRE), no âmbito do ProSucesso – Açores pela Educação, programa integrado de promoção do sucesso escolar.

A DRE lançou, no início do presente ano letivo, o concurso de vídeo com objetivo principal de despertar os alunos para a importância da escola e motivá-los para a criação artística através da utilização criativa das novas tecnologias, em linha com o Eixo III do ProSucesso que aponta para a mobilização da comunidade educativa e parceiros sociais.

O concurso, que contou com a participação de 33 projetos provenientes de 10 escolas, teve como público alvo os alunos do 3.º ciclo (escalão A) e ensino secundário (escalão B), ou equivalente, matriculados nas escolas públicas e privadas dos Açores.

João Pedro de Lima Medeiros, Francisca Araújo Craveiro e Marta Bizarro Cabral, alunos do 9º ano, da Escola Básica e Integrada de Água de Pau, foram os vencedores do escalão A com o Vídeo Escola, uma semente de sonhos. Este vídeo, de acordo com o seus autores, teve como objetivo “mostrar aos jovens que a escola é um lugar de descoberta e criação, capaz de potenciar os sonhos, a carreira e a vida”.

Por seu turno, o vencedor do escalão B foi o grupo de alunos do 10º ano da escola Básica e Secundária de Santa Maria constituído por Isabela Luna Raposo Quadrado, Joana Moura Lisboa e Talia Dias Batista Machado, com o vídeo O que é para mim a escola?, com o qual os autores pretendem “transmitir uma imagem positiva da escola enquanto local de formação de identidades, construção de saberes e de realização de sonhos e ambições.”

O Júri para avaliação dos vídeos a concurso foi composto por 3 elementos, dois técnicos da Direção Regional da Educação e um docente do agrupamento de artes de um dos estabelecimentos de ensino da ilha Terceira, que avaliou e classificou conjuntamente as várias componentes: qualidade e execução técnica; relevância e pertinência da mensagem, correção linguística e qualidade da memória descritiva.

A cada um dos elementos da equipa vencedora, de cada uma das categorias, será entregue como prémio um tablet . 

A iniciativa agora concluída teve como mote os vídeos promocionais, até agora divulgados no facebook e youtube, que compõem a campanha mediática ProSucesso, para a qual contribuiram Jácome Armas, irmãos Rijo, André Neto, Márcio Pimentel, Mariana Silveira, Carlota Melo e Gabriel Azeved, e no Instagram do ProSucesso. Nesta campanha, os participantes, uns ainda alunos, outros já no mercado de trabalho, partilham a importância que a escola tem ou teve no seu projeto de vida, no seu crescimento pessoal e na sua relação com os outros.

DL/Gacs

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*