Cidade de Lagoa acolhe projeto “Um Dia Pela Vida”

Um-dia-pela-vida-Lagoa

A cidade de Lagoa, foi o quinto e último concelho a receber o projeto “Um Dia Pela Vida Fajã de Baixo”.

A iniciativa, que arrancou no dia 08 de março, está assim apresentada em todos os concelhos da maior ilha açoriana e tem, desde o seu início, desenvolvido várias atividades.

Segundo a organização, este movimento desenvolve-se no âmbito do programa internacional da American Cancer Society “Relay For Life” e tem como principais objetivos informar, educar e angariar fundos para os programas de prevenção e rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Na apresentação do projeto, que decorreu no Auditório Municipal da autarquia lagoense, a vice-presidente da Câmara Municipal, Cristina Decq Mota, demonstrou a satisfação do concelho associar-se a este projeto, acrescentando que “as pessoas aqui presentes têm responsabilidades na área social e, por isso, trata-se de um desafio que nos vêm aqui deixar, e com muita responsabilidade pretendemos cumpri-lo”.

A responsável adiantou ainda que “de uma forma geral, pretendemos perceber até que ponto é que esta nossa colaboração pode ir e estamos certos que podemos fazer um trabalho muito válido”. 

A cerimónia de apresentação contou ainda com uma intervenção da enfermeira Graça Araújo, também vereadora na Câmara Municipal de Lagoa, que anunciou que a autarquia pretende desenvolver “uma ação de sensibilização de informar e educar que será junto dos nossos adolescentes”. Uma iniciativa que será realizada no Convento dos Frades, com jovens com mais de 15 anos, onde as pessoas, que já passaram pela doença ou que estejam ligadas à mesma, poderão dar o seu testemunho.

Graça Araújo acrescentou que o município irá ainda desenvolver outras iniciativas, de forma a ajudar nos objetivos do projeto.

A apresentação contou ainda com a intervenção da Coordenadora Local do projeto, enfermeira Elvira Pimentel, que explicou os seus objetivos e princípios orientadores.

Por sua vez, a professora Leonor Melo, diretora da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada, apresentou uma conferência subordinada ao tema “Prevenir a doença oncológica”.

A sessão de encerramento contou com a atuação do Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz.

Esta é a primeira vez que o projeto “Um Dia Pela Vida” decorre na ilha de São Miguel, sendo a 46ª edição em Portugal. A Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, é a freguesia anfitriã, mas o evento entende-se a todos os concelhos da ilha. 

O projeto “Um Dia Pela Vida Fajã de Baixo” decorre até dia 14 de junho, dia da Festa de Encerramento, a decorrer no Parque Urbano de Ponta Delgada. Até lá, estão a ser desenvolvidas várias atividades, pelas diferentes equipas constituídas, que promovam estilos de vida saudáveis e a angariação de fundos.

DL/UPV

Categorias: Local

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*