Rui Bettencourt visita diáspora açoriana no Canadá

Rui Bettencurt projeto A Conversa Com Lagoa Açores--

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas inicia domingo, 22 de janeiro, uma deslocação ao Canadá, onde manterá diversos contactos com as comunidades de emigrantes açorianos e açor-descendentes nas províncias de Quebeque, Manitoba e Ontário, além de diversas entidades e instituições, participando ainda nas comemorações do 20º aniversário do jornal Lusopresse.

No primeiro dia, daquela que é a sua primeira deslocação oficial à Diáspora, Rui Bettencourt, que se faz acompanhar pelo Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves, participa na sessão comemorativa do 20º aniversário do Jornal Lusopresse, em Montreal, que inclui uma conferência sobre a história da imprensa da diáspora comunitária na América do Norte, a proferir pelo Professor Onésimo Teotónio Almeida, homenagens a figuras ilustres da comunidade luso-canadiana e momentos culturais com música e poesia.

No dia seguinte, o governante reúne-se com Sylvie Surprenant, presidente da Câmara Municipal de Sainte-Thérése, que foi destino de emigração escolhido por muitos açorianos. Ainda na província de Quebeque, Rui Bettencourt reúne-se com a direção da Caixa de Economia dos Portugueses de Montreal – Desjardins e com a comunidade açoriana residente em Montreal, num encontro que decorre na Casa dos Açores do Quebeque.

Já no dia 24, o Secretário Regional reúne-se com a Ministra da Imigração, Diversidade e Inclusão do Quebeque, Kathleen Weil e encontra-se com a comunidade portuguesa de Manitoba, no Winnipeg, de onde segue para a província de Ontário onde visita em Hamilton o Portuguese Support Service for Quality Living, no dia 25. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que apoia diversas famílias e adultos com deficiências físicas e cognitivas, envolvendo nos seus projetos a comunidade em geral para contribuir para uma melhor qualidade de vida dos idosos e cidadãos com deficiência, através da implementação de programas específicos, de acordo com as necessidades individuais e familiares.

Os últimos dois dias da visita são dedicados a Toronto, onde Rui Bettencourt profere uma comunicação na Universidade de York sobre os Açores no século XXI, no âmbito do Curso de Estudos Portugueses, reunindo-se ainda com a Vice Reitora para a Internacionalização e Relações Externas daquela instituição de ensino superior, com a direção da Casa dos Açores do Ontário e com a Federação de Empresários Luso Canadianos.

A partir de 1953, devido ao acordo entre o Canadá e Portugal, milhares de açorianos emigraram para este país, estabelecendo-se em diversas províncias com destaque para Ontário, Quebeque, Manitoba, Alberta e British Columbia.

DL/Gacs

Categorias: Comunidades

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*