Debatida petição “Pela recuperação do Campo de Jogos da Mãe de Deus em Vila Franca do Campo”

ALRAA PS deputado João Paulo Avila Açores

Foi debatida, esta quinta-feira, dia 19 de janeiro de 2017,  na Assembleia Legislativa Regional dos Açores (ALRAA), a petição “Pela recuperação do Campo de Jogos da Mãe de Deus em Vila Franca do Campo”, que reúne um total de 680 (seiscentas e oitenta) assinaturas, tendo como primeiro signatário, Armando dos Santos Rodrigues, que havia dado entrada na ALRAA  a 25 de janeiro de 2016.

Por despacho da Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, datado de 28 de janeiro de 2016, a referida petição foi remetida à Comissão de Assuntos Sociais, para relato e emissão de parecer – o que veio a acontecer a 07 de julho de 2016.

Os peticionários requerem ao Governo Regional e à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo que promovam a recuperação do Campo de Jogos da Mãe de Deus, permitindo a continuidade desportiva do único clube de futebol sediado no centro urbano de Vila Franca do Campo – o Clube de Futebol Vasco da Gama-, e dotando o espaço de condições mínimas para a prática de desporto, nomeadamente futebol, voleibol, futsal, ténis de campo, entre outros.

A Comissão Permanente de Assuntos Sociais ouviu os peticionários, assim como o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, o Presidente da Direção do Grupo Desportivo Vasco da Gama e do membro do Governo Regional com competência em matéria de desporto.

Falando na discussão do relatório da comissão, o deputado João Paulo Ávila realçou que o abandono destas instalações desportivas aconteceu no passado, tendo mesmo encerrado por opção política de um ex-autarca.

A Parlamentar socialista realçou ainda a importância que este complexo desportivo tem em Vila Franca do Campo e sobretudo para o Clube Vasco da Gama, um clube histórico naquele concelho.

Recordou João Paulo Ávila que, no âmbito da audição, o presidente do município fez saber que está em fase de elaboração um projeto para a criação de um parque recreativo no espaço do Campo de Jogos da Mãe de Deus, obra que permitirá a realização de jogos de futebol de onze, com o arrelvamento sintético do Campo de Jogos, e mediante autorização da Federação Portuguesa de Futebol para esse efeito.

António Viveiros PSD deputado Lagoa Açaores ALRAA

Falando no âmbito do debate, na Assembleia Legislativa dos Açores, o deputado do PSD/Açores António Viveiros adiantou que manter, através da sua recuperação, a atividade do “Campo de Jogos da Mãe de Deus”, não só promove a prática desportiva como certamente proporcionará a valorização da qualidade urbana do Centro de Vila Franca do Campo, preservando a memória de um espaço que durante muitas décadas foi palco da prática futebolística e de outras modalidades, quando poucas eram as atividades alternativas de diversão e ocupação dos seus tempos livres para uma larga faixa da população.

Segundo recordou, em sede do trabalho da Comissão Permanente dos Assuntos Sociais, através da audição do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, ter a garantia de que aquela Autarquia iria concretizar a pretensão apresentada, tendo para o efeito contemplado no orçamento de 2016 a verba de 70.000 euros.

O Parlamentar lagoense destacou ainda, como positivo, na sequência da Audição do Secretário Regional da Educação e Cultura, o reconhecimento do interesse na recuperação daquele espaço e a mais-valia que representa, considerando ainda como viável a possibilidade futura da sua utilização pela Escola de Vila Franca do Campo, mediante autorização da edilidade.

DL

 

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*