“Demografia e investimento levam Emigrantes a refletir” é tema de seminário na Lagoa

Nonagon Parque Ciencia Tecnologia São Miguel _Jornal Diario da LAgoa Açores (3)

O edifício do Nonagon, na Cidade de Lagoa, irá receber, em fevereiro, o 1.º Seminário da AEA – Associação dos Emigrantes Açorianos, intitulado “Perspetivas para um futuro do Emigrante de ontem ou de hoje”.

Abordagens económicas e sociológicas da atualidade vão estar no centro das atenções dos peritos convidados pela AEA para intervir neste seminário que será aberto a todos os interessados, nomeadamente Emigrantes açorianos ainda na Diáspora ou já regressados. Este 1.º Seminário da AEA terá comunicações de reputados académicos e de entidades governamentais, diplomáticas e associativas.

No dia 17 de fevereiro de 2017, durante a manhã, num painel mais direcionado para os Emigrantes regressados (“de ontem”) – Desafios colocados pelo envelhecimento populacional na Diáspora Açoriana e nos Açores –, Piedade Lalanda, Teresa Medeiros e Emília Mendonça serão responsáveis por perspetivas açorianas, enquanto Helena Silva Hughes (EUA) e Anabela Nunes (Canadá) trarão visões da Diáspora, em espaços moderados por Gilberta Rocha.

À tarde, Mário Fortuna será o moderador do debate virado para a vertente económica e que remete de uma forma mais óbvia para os atuais Emigrantes (“de hoje”) – Programas/Oportunidades de investimento económico/Empresarial no Canadá, EUA e Açores –, painel este que conta com contributos da Cônsul dos EUA em Ponta Delgada, Elizabeth Konick , do David Marion Conselheiro e Cônsul da Embaixada do Canadá em Portugal e do presidente da SDEA-Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, Arnaldo Machado.

José Carlos Teixeira, vogal da direção da AEA e professor na Universidade da Columbia Britânica (Canadá), fará a nota de abertura deste 1.º Seminário da AEA, que pretende fornecer informação importante para que cada Emigrante possa delinear melhor “um futuro”, que é o seu, quer decida regressar ou continuar emigrado.

A participação no “1.º Seminário da AEA – Perspetivas para um futuro do Emigrante de ontem ou de hoje” é gratuita e aberta ao público em geral mas, por motivos logísticos, é conveniente fazer a inscrição em www.aeazores.org.

Recorde-se que a AEA, fundada em outubro de 2010, tem como objetivos ser uma ponte, um elemento facilitador, entre a Diáspora e a Terra Mãe, defender e promover os direitos e interesses dos Emigrantes, apoiar e informar os Emigrantes regressados e os ainda residentes nos países de acolhimento.

DL/AEA

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*