Governo dos Açores reforça intervenção em matéria de educação parental com programa internacional “Incredible Years”

IncredibleYearsLogo

A Secretaria Regional da Solidariedade Social, através do Instituto da Segurança Social dos Açores, promove, em janeiro e julho, a realização de um novo ciclo formativo em Educação Parental, que inclui sessões sobre o programa internacional de educação parental “Incredible Years”.

Este programa, um dos que tem mais provas de eficácia na intervenção com pais de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 8 anos, será ministrado por Filomena Gaspar, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra, e dirige-se a profissionais de várias áreas, como assistentes sociais, educadores sociais, educadores de infância, professores e psicólogos, entre outros.

As sessões tiveram início hoje na ilha de São Miguel, prolongando-se até sexta-feira, decorrendo depois na ilha Terceira, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro.

No total, serão abrangidos 42 técnicos que trabalham nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico.

Para julho está programada uma segunda edição do programa “Mais Família, Mais Jovem”, dirigido a pais e outras figuras parentais com crianças e jovens dos 9 aos 18 anos de idade, estando previstas sessões em São Miguel, nos dias 12, 13 e 14, e na Terceira, nos dias 17, 18 e 19, abrangendo cerca de quatro dezenas de técnicos.

Entre as várias medidas promovidas pelo Governo dos Açores em matéria de apoio à criança e à família e tendo como objetivo a promoção de uma parentalidade positiva, os programas de Educação Parental têm vindo a ser reforçados desde a sua implementação, em 2011, abrangendo cuidadores e figuras parentais de São Miguel, Terceira, Faial e Pico.

A primeira edição do “Mais Família, Mais Jovem” teve lugar em julho de 2016, com a participação de 63 profissionais da área, e foi realizada em parceria com o Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Oliveira e através de um protocolo com a NORMA-AÇORES e com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Coimbra.

Os programas aplicados na Região têm provado ser eficazes, observando-se um aumento das práticas de parentais positivas e uma redução do número de problemas comportamentais em contexto doméstico e escolar.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*