Berta Cabral destaca preocupação dos jovens com a abstenção

BERTA CABRAL Parlamento Jovens 18JAN17 foto2

A deputada do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral, destacou a grande preocupação, manifestada por jovens estudantes açorianos, relativamente “aos níveis de abstenção registados”, assim como sobre “eventuais formas de combate ao fenómeno”, fator que revela “a elevada consciência cívica que têm e uma vontade explícita de participação na construção da sociedade em que vivem”, referiu.

A social democrata participou nos debates relacionados com o Programa “Parlamento dos Jovens”, que assinalaram os 40 Anos da Constituição da República Portuguesa e do Poder Local, realizados na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada e na Escola Secundária Antero de Quental.

Berta Cabral salientou que, em paralelo, “o Poder Local também desperta um enorme interesse nos alunos, dada a sua proximidade aos problemas concretos do seu dia a dia”.

“O processo de descentralização, em curso no país, não passa ao lado dos nossos jovens, e foram muitos os que defenderam que as autarquias devem ter mais competências e mais meios para que haja mais soluções a apresentar às pessoas”, frisa.

“Foi notório que os alunos da escola profissional estavam mais orientados para a cidadania e para o poder local, enquanto os da secundária Antero de Quental estiveram mais focados nas questões conceptuais e de combate à abstenção”, sublinhou Berta Cabral.

“Apesar de não terem vivido na primeira pessoa a revolução de Abril, e de não terem sentido os efeitos da ditadura de então, os alunos mostraram-se muito sensíveis à necessidade de melhorar a qualidade da democracia, de modo a evitar novas situações de totalitarismo, mesmo que muitas vezes sob a capa da democracia”, acrescentou a deputada.

DL/PSD

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*