Projeto Sucesso Educativo reúne técnicos e professores na Lagoa

02 - reunião técnicos_jan 2017

No âmbito do projeto Sucesso Educativo, decorreram entre os dias 9 e 11 de janeiro, diversas sessões com técnicos de intervenção comunitária e docentes da Escola Básica Integrada de Água de Pau, da Escola Básica Integrada de Lagoa e da Escola Secundária de Lagoa.

Em todos os estabelecimento de ensino foi efetuado o acompanhamento do projeto, envolvendo técnicos da Segurança Social e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens afetos, bem como as comissões de coordenação e de intervenção comunitária. Estabelecido o atual ponto de situação do projeto em cada uma das três escolas, foram definidos os indicadores das avaliações intercalares (colaborativa e transformativa) a realizar no próximo mês de fevereiro.

Relativamente aos professores das três unidades orgânicas, Francisco Peixoto e Lourdes Mata, ambos docentes e investigadores do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), fizeram a apresentação dos resultados dos inquéritos sobre a motivação que tinham sido aplicados a professores e alunos. Na sequência disso, aproveitaram para reunir com os psicólogos de cada escola para elaborar um plano de intervenção precisamente ao nível da motivação dos inquiridos.

De um modo mais específico, os docentes do ISPA abordaram os diretores de turma das escolas envolvidas no projeto, no sentido de aferir o papel desempenhado pelos serviços de ação social na conexão entre escola e famílias. Valorizando sempre o papel destes serviços e o dos seus profissionais, a conclusão a que se chegou é que é necessário reforçar a parceria com eles, para que o distanciamento entre famílias e escolas possa ser atenuado e com isso melhorar a rede de suporte dos alunos.

De realçar que em fevereiro, será feita a avaliação intercalar do Sucesso Educativo, projeto em implementação com a parceria entre a Câmara Municipal de Lagoa e o ISPA. Apesar da sua importância, é necessário ter a consciência que não se irá tratar do final do trabalho que tem sido realizado. Pelo contrário, será o momento para reavaliar o que tem sido feito e repensar no longo caminho que há ainda a percorrer.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*