Biblioteca Municipal dá formação a todos os técnicos dos CATL de Lagoa

formação sobre leitura_jan 2017 2

Na Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira foi promovida, recentemente, uma formação para técnicos do CATL de Lagoa em prol do sucesso educativo das crianças lagoenses, intitulada “Ação de Sensibilização: Estratégias na Promoção da Literatura Infanto-juvenil”.

Dirigida por Anabela Frade Cura, professora de português e francês do 2º ciclo, e Alda Casqueira Fernandes, educadora de infância, ambas docentes da Escola Básica Integrada de Lagoa e responsáveis pelo projeto “Canta comigo, leio contigo”, esta atividade foi organizada no âmbito do projeto Sucesso Educativo. A formação contou também com a participação especial da Professora Lourdes Mata, docente do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), e visou a promoção da literacia de leitura, com recurso à expressão musical aliada à expressão oral, através do conto, dando a conhecer um maior número de livros e de autores e fomentar hábitos de leitura dentro e fora das salas de aula.

Durante duas horas, mais de 30 técnicos do CATL de Lagoa participaram nesta ação, a qual lhes permitiu consciencializar sobre a importância da literacia de leitura e do recurso ao conto para motivar as crianças para a leitura. Cientes da importância que tem a leitura no desenvolvimento de capacidades cognitivas transversais, como a atenção, a memória, ou a criatividade, e do impacte destas para o crescimento e desenvolvimento de crianças saudáveis e bem sucedidas nos seus estudos, estes técnicos deram assim mais um passo revelador do seu compromisso em contribuir para o sucesso educativo dos mais novos.

Recorda uma nota da autarquia que, ao longo dos últimos meses, o projeto Sucesso Educativo tem vindo a ser implementado junto de escolas, pais e inúmeras coletividades da comunidade lagoense, resultado da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Lagoa e o ISPA. Este é um caminho que continuará a ser trilhado com todos os intervenientes referidos, na certeza de que tudo o que possa melhorar o presente das crianças irá melhorar o futuro do concelho.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*