PCP questiona segurança e possível encerramento de serviço da NAV em Ponta Delgada

NAV - torre-ponta-delgada

O Deputado do PCP questionou o Governo Regional sobre a possibilidade do encerramento do Air Traffic Service Reporting Offices (ARO), da NAV, que funciona atualmente em Ponta Delgada.

Para o PCP, esta empresa está a pôr em causa a própria segurança aérea, ao utilizar os técnicos para além do limite da idade operacional que a lei impõe, ou caso contrário encerrar o serviço nos Açores e centralizá-lo em Lisboa. Este serviço é responsável,e entre outras funções, pela verificação, validação, encaminhamento e difusão dos Planos de voo operacionais das aeronaves sobretudo com origem nos aeroportos dos Açores.

Em causa está também a pressão exercida pela NAV sobre os Técnicos de Informação e Comunicações aeronáuticas responsáveis pela prestação destes serviços, para que estes continuem a exercer funções operacionais para lá da idade limite estabelecida por Lei.

O PCP quer saber que diligências tem desenvolvido o Governo para exigir à NAV que deixe de exigir aos seus técnicos que prescindam do cumprimento das Leis, cumpra com os padrões de segurança a que está obrigada , refrescando os seus quadros técnicos naquele serviço e se comprometa a manter na Região, designadamente no Aeroporto de Ponta Delgada, o serviço em questão, que é de grande importância para os operadores e para a segurança regularidade e eficiência da navegação aérea.

DL/PCP

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*