Teresa Salgueiro na inauguração da Coleção Visitável da Matriz de Lagoa a 18 de maio de 2017

teresa-salgueiro-ex-vocalista-madredeusAtendendo a que as preocupações relativamente ao património religioso (móvel e imóvel) são constantes, e estando a Igreja Matriz de Santa Cruz (Lagoa) consciente da importância do património religioso na vida da comunidade, está a desenvolver um projeto que consiste na implementação de um museu de tipologia eclesiástico denominado “Coleção Visitável da Matriz de Lagoa”.

Este espaço museológico, terá como principal missão estudar e preservar o património religioso e, através dele, promover a fé através da cultura, nomeadamente, através do património histórico-artístico presente, fazendo alusão à vida de Cristo e da sua Igreja. Assim sendo, a organização do espaço museológico terá como base a edificação existente, adaptando-se às áreas anexas ao edifício principal, onde constarão seis núcleos, agrupados de acordo com a tipologia do acervo e/ou temática: núcleo da imaginária, núcleo da ourivesaria, núcleo da cerâmica e azulejaria, núcleo processional, núcleo da paramentaria e núcleo da arte bonecreira.

A Coleção Visitável da Matriz de Lagoa será inaugurada no dia 18 de maio de 2017, precisamente no Dia Internacional dos Museus. Para este dia será apresentada, pela primeira vez no Arquipélago dos Açores, mais precisamente na Igreja Matriz de Santa Cruz, uma Oratória intitulada “Cânticos da Tarde e da Manhã” pela cantora Teresa Salgueiro (ex-vocalista dos Madredeus).

DL/JS

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*