“Continuarei a promover o amor de todos os Açorianos pela Pátria Portuguesa e pela sua própria Terra”

Açores-PedroCatarino_RepresentanteRepublica

Pedro Catarino, Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, na sua mensagem de ano novo, realça que “a época do ano que vivemos que constitui, para a generalidade das pessoas, uma oportunidade para reencontrar os seus entes queridos, para reunir as famílias e para demonstrar aos amigos o quanto valorizamos a sua amizade. É também uma época de solidariedade, em que olhamos de uma forma especial para aqueles que são menos afortunados do que nós”.

O Representante da República, sublinha que continuará ao serviço de Portugal e dos Açores com o mesmo espírito de sempre, promovendo “a unidade e a solidariedade entre todos os portugueses”, incentivando “o relacionamento institucional entre os órgãos de soberania e os órgãos de governo próprio da Região” e garantindo também “a participação destes nos processos de decisão nacionais”. Para além disso, reforça o seu compromisso em estabelecer “um clima de confiança recíproca e de diálogo na resolução de problemas comuns à República e à Região” e em fortalecer “os laços de cooperação entre a Administração Estadual e a Administração Autónoma”.

Admite também que “sobretudo, continuarei a promover o amor de todos os Açorianos pela Pátria Portuguesa e pela sua própria Terra”.

Na sua mensagem, saúda mais diretamente “todos aqueles que, nos mais diversos sectores de atividade, contribuem com o seu trabalho, com o seu empenho, com o seu tempo ou com a sua generosidade para construir uma sociedade mais responsável, mais justa e mais fraterna para com aqueles que se encontram numa situação de fragilidade”.

Pedro Catarino aproveita também a ocasião para fazer uma breve referência ao panorama político da região, destacando que, das eleições legislativas regionais, emergiu “uma maioria absoluta na Assembleia Legislativa, conferindo ao novo governo por ela apoiado um claro mandato para, num quadro de estabilidade política, prosseguir políticas de desenvolvimento que as condições socio- económicas da Região exigem. Nessas políticas de desenvolvimento deverão ser concentrados, com determinação, todos os esforços, motivando e mobilizando para tal as entidades públicas e a sociedade civil açorianas”. Faz também referência à pluralidade de cores políticas eleitas para a Assembleia Legislativa Regional, realçando que “todas essas forças partidárias têm, na medida da sua dimensão, um papel relevante a desempenhar e uma indeclinável responsabilidade no desenvolvimento da autonomia”, felicitando todos os deputados eleitos e todos os membros do novo governo recém-empossados, em especial a Senhora Presidente da Assembleia Legislativa e o Senhor Presidente do Governo Regional.

Termina, reafirmando a sua disponibilidade “para, com total abertura, receber todos aqueles que, independentemente de ocuparem posições institucionais, julguem que a minha intervenção possa ser útil”, formulando, por último, “sinceros votos de um Ano Novo pleno de felicidade e esperança” para todos os açorianos residentes nos Açores, no continente ou na diáspora.

DL/RRRAA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*