Economia e rendimento das famílias crescem nos Açores acima da média nacional

Sergio Avila governo Açores Jornal Diario da Lagoa

O Produto Interno Bruto (PIB), indicador que revela a evolução do estado da economia e a produção de riqueza, cresceu nos Açores, em 2015, acima da média nacional, o mesmo sucedendo com o rendimento disponível das famílias, segundo dados revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Para o Vice-Presidente do Governo, estes números “evidenciam uma clara retoma da atividade económica” na Região, sublinhando o facto de representarem um “crescimento económico que é mais do dobro do ano anterior”, o que consolida “a perceção que tínhamos de que o período recessivo já foi”.

Segundo os dados divulgados pelo INE, no ano de 2015 a taxa real do PIB dos Açores é 1,7% enquanto o país teve um crescimento inferior (1,6%).

Em valor, o PIB dos Açores em 2015 é de 3.785 milhões de euros.

Sérgio Ávila sublinhou que este ritmo de crescimento do PIB “é considerado, em termos internacionais, um valor referencial do ponto de vista do crescimento da atividade económica”, adiantando que, “pelos indicadores que temos”, será reforçado em 2016.

O Vice-Presidente congratulou-se ainda pelo crescimento, também acima da média nacional, do Rendimento Disponível Bruto (RDB) ‘per capita’ das famílias açorianas.

Em 2014, o ano divulgado pelo INE, as famílias dos Açores têm um RDB ‘per capita’ de 11.303 euros, enquanto a média nacional é de 11.225 euros.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*