40 Anos de Autonomia dos Açores assinalados pelo Boletim do Núcleo Cultural da Horta

boletim-do-nucleo-cultural-da-horta

A sede do Parlamento Açoriano recebeu a Sessão de Lançamento do 25º Boletim do Núcleo Cultural da Horta, na passada terça-feira, dia 13 de dezembro, número dedicado aos 40 anos da Autonomia dos Açores. Esta edição visa destacar este marco na história do arquipélago e do povo açoriano, relembrando as mais diversas experiências e momentos que assinalaram e determinaram o percurso autonómico dos Açores.

“Ao longo do seu percurso, o Núcleo Cultural da Horta contribuiu para a formação de saber nas questões relacionadas com a Autonomia. Através das edições dos Boletins, e de outras publicações, foi cimentando o conhecimento dos Açores e da identidade açoriana” salientou na sua intervenção, a Presidente da Assembleia Legislativa, Ana Luís, referindo ainda que gostaria que “esta transmissão de saber e conhecimento levasse o passado ao futuro e cultivasse nas gerações mais jovens o gosto pelo saber, o conhecimento das suas origens e o reconhecimento daqueles que permitiram que hoje evocássemos, em liberdade, os quarenta anos da nossa Autonomia, da nossa história, da nossa cultura, da nossa forma de ser, enfim da nossa açorianidade.”

Segundo uma nota enviada à nossa redação, a sessão contou ainda com as intervenções do Presidente do Núcleo Cultural da Horta, Dr. Guilherme Pinto, do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, em representação de Sua Excelência o Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Gui Menezes e do Antigo Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama, que muito nos honrou com a sua presença.

No final todos aqueles que assistiram a esta sessão foram presenteados pela brilhante atuação da Sociedade Filarmónica Unânime Praiense, que com grande mestria interpretou alguns temas da música tradicional dos Açores, acompanhada pelas vozes de Suzete Saraiva e Deolinda Ortinz.

DL/Alra

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*