Ribeira Grande aprova cheque veterinário para famílias carenciadas

Câmara Municipal de Ribeira Grande lança Plano de Educação Ambiental

A Câmara da Ribeira Grande aprovou a implementação de um regulamento que estabelece os termos e condições para disponibilização de cheques veterinários a famílias carenciadas residentes no município e detentoras de cães ou gatos de estimação.

A autarquia aprovou duas modalidades de cheque veterinário: vacinação/desparasitação e esterilização/tratamentos médicos referenciados, permitindo garantir o acesso gratuito a consultas e tratamentos médicos veterinários, nomeadamente vacinação, desparasitação, esterilizações e outros tratamentos médicos referenciados pelo médico veterinário municipal.

Tendo em conta o crescente reconhecimento da importância dos animais de companhia para a qualidade de vida e atendendo aos seus reconhecidos contributos para a estabilidade emocional e o relacionamento nas mais variadas classes etárias, o cheque veterinário vem garantir direitos mínimos do bem-estar animal e a proteção contra zoonoses.

Segundo a autarquia, quando os animais não são convenientemente cuidados e tratados podem constituir riscos reconhecidos para a saúde humana, para a saúde animal e para o ambiente, probabilidade que aumenta nas situações das famílias carenciadas.

Neste contexto, o cheque veterinário garante que os animais sejam submetidos a adequadas medidas profiláticas e terapêuticas, devendo ser sujeitos a um acompanhamento médico veterinário em condições que garantam um nível qualitativo de atendimento aferido por padrões de equidade e consistência técnica e científica.

O objetivo da Câmara Municipal é contribuir para a saúde e bem-estar animal, promovendo também, por esta via, a proteção da saúde pública, contribuindo simultaneamente para prevenir o seu abandono e maus tratos por omissão de tratamentos essenciais ao bem-estar do animal, que se tem acentuado devido a fatores de carência económica.

DL/CMRG

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*