Plano de Ação para o Turismo Sustentável nas Terras do Priolo

Governo dos Açores renova Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo

O Governo dos Açores, através da Direção Regional do Ambiente, promove terça-feira, 13 de dezembro, às 16H00, no Centro de Monitorização e Investigação das Furnas, em S. Miguel, a realização do III Fórum de Renovação da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Terras do Priolo (CETS), durante o qual será apresentado o Plano de Ação para o período 2017-2021.

Segundo o executivo regional, durante o corrente ano foi desenvolvido um processo de revisão e redefinição da Estratégia de Desenvolvimento Turístico Sustentável nas Terras do Priolo, implementada desde 2012, que contou com diversos momentos de participação pública, através de várias entidades e empresários.

Em resultado deste processo foi estabelecido um conjunto de ações a serem desenvolvidas nos próximos cinco anos e que será apresentado a todos os participantes deste Fórum.

Este Plano de Ação, conta com contributos e ações da responsabilidade da Direção Regional do Ambiente, enquanto entidade promotora, assim como das entidades parceiras, nomeadamente as direções regionais do Turismo e dos Recursos Florestais, a Câmara Municipal do Nordeste, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a Associação de Turismo dos Açores, a Associação para o Desenvolvimento Local do Nordeste, a Associação Geoparque Açores, bem como o Observatório Microbiano dos Açores.

Com a apresentação e discussão pública deste Plano de Ação encerra o processo de renovação do galardão da Carta Europeia de Turismo Sustentável, cuja documentação deverá ser enviada à Federação EUROPARC até ao final do ano, sendo que o galardão deverá ser atribuído no segundo semestre de 2017.

A atribuição deste galardão reconhece o esforço do território e das instituições para o desenvolvimento de um turismo que permita uma experiência de qualidade em áreas protegidas, salvaguardando os seus valores naturais e culturais e melhorando a qualidade de vida das comunidades que neles se inserem.

Existem atualmente mais de 157 destinos galardoados em 19 países, sendo este um galardão reconhecido internacionalmente.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*