Laboratório Regional de Enologia realiza workshop de prova de vinhos

lrec-workshop-prova-vinhos

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através do Laboratório Regional de Enologia, promove, a 10 e 11 de dezembro, nas suas instalações na Madalena, no Pico, a realização de duas edições de workshop de Prova de Vinhos, com duas sessões em cada dia, às 10h30 e 14h30.

Estas duas edições completam um ciclo de quatro edições concretizadas este, tendo as duas anteriores, realizadas em abril e agosto, registado uma adesão considerável, prevendo-se acolher no próximo fim-de-semana cerca de 40 pessoas neste evento.

Estas sessões destinam-se preferencialmente a vitivinicultores, mas estão abertas ao público em geral, tendo como objetivo dotar os participantes de conhecimentos essenciais para a apreciação do vinho de uma forma crítica.

Uma maior sensibilidade para a prova de vinhos contribui para um melhor conhecimento desta bebida e da sua apreciação, promovendo o consumo consciente e divulgando, de modo indireto, o setor vitivinícola açoriano.

Nestas sessões serão abordados temas como a fisiologia dos sentidos, aromas e gostos elementares, as caraterísticas e condições do provador e da sala de prova, além da metodologia de prova.

O workshop também tem um carácter prático, com a perceção de aromas e a prova de diferentes vinhos da região dos Açores.

Esta iniciativa incide sobre vinhos de qualidade, contribuindo para a promoção dos vinhos produzidos no arquipélago, cimentando a ideia de que os Açores são uma região vitivinícola produtora de vinho de qualidade.

Ao longo das quatro edições, o Laboratório Regional de Enologia contou com o apoio e colaboração de produtores de vinho do Pico, nomeadamente a Cooperativa Vitivinícola do Pico, Curral Atlantis, Czar, Adega A Buraca, Azores Wine Company, Cancela do Porco e Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico.

Em 2017, está prevista a realização de um novo ciclo de workshops, com uma abordagem mais aprofundada para provadores já com algum treino.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*