João Ponte apela ao consumo de produtos lácteos açorianos

joao-ponte-reuniao-terceira-agricultores

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas lançou um apelo para que, “quer no âmbito da restauração, quer no âmbito de toda a cadeia ligada ao setor agroalimentar, haja um esforço para que se consumam produtos lácteos regionais”.

João Ponte, que falava no final de uma reunião com a Direção da Associação Agrícola da Ilha Terceira, onde este foi um dos temas abordados, salientou que esta é uma preocupação que o Governo dos Açores partilha com a indústria e com as associações de produtores.

João Ponte e os produtores terceirenses abordaram também os desafios que o setor enfrenta e que são semelhantes um pouco por todo arquipélago.

Para o governante, “este é um desafio que o Governo Regional também tem”, considerando “fundamental que a indústria aposte na valorização dos produtos lácteos, encontre mercados onde esses produtos sejam valorizados e que isso depois se traduza num aumento do rendimento da produção”.

Relativamente ao pagamento das reformas antecipadas na agricultura, outro tema em análise no encontro, o que está estabelecido é que sejam pagos a partir do mês de outubro, no caso da reestruturação do setor.

João Ponte salientou que, “se não for possível pagar no final do ano, seguramente será no início de 2017”, acrescentando que, no caso do SAFIAGRI III, já foram pagas “cerca de 600 candidaturas, há mais cerca de 50 para pagamento e cerca de 90 que aguardam cabimento”.

DL/GaCS

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*