Mau tempo prolonga-se em todo o arquipélago dos Açores

chuva mar Jornal Diario da lagoa Açores

Uma depressão em fase de cavamento vai passar a norte do Grupo Ocidental, provocando um agravamento do estado do tempo, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nestas condições o IPMA, emitiu o aviso laranja, para o Grupo Ocidental, referente a vento de direção sul, a rodar para oeste, no período entre as 11H00 de quarta-feira, 7 de dezembro, e as 02H00 de quinta-feira, 8 de dezembro.

O mesmo aviso é valido para a agitação marítima, relativo à altura significativa das ondas de sul/sudoeste, no período entre as 14H00 e as 22H00 de quarta-feira, 7 de dezembro.

Referente à precipitação, o IPMA lançou o aviso amarelo, entre as 11H00 e as 20H00 de quarta-feira, 7 de dezembro.

O aviso amarelo mantém-se para a trovoada, no período entre as 14H00 e as 20H00 de quarta-feira, 7 de dezembro.

Já para o Grupo Central, há aviso laranja, referente ao vento que soprará de sul, a rodar para oeste, entre as 14H00 de quarta-feira, 7 de dezembro, e as 05H00 de quinta-feira, 8 de dezembro.

Para a agitação marítima, precipitação e trovoada, o IPMA emitiu o aviso amarelo a partir das 17H00 de quarta-feira, 7 de dezembro.

Para o Grupo Oriental, o aviso amarelo refere-se ao vento, direção de sul, a rodar para oeste, assim como para a precipitação e trovoada, que ocorrerá até quinta-feira, dia 8 de dezembro.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que consolide telhados, portas e janelas; mantendo limpos os sistemas de drenagem, que guarde os objetos soltos do jardim, feche bem as janelas e persianas e que não circule sem necessidade. 

Por outro lado, ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, afastando-se de áreas baixas junto à costa. 

DL/Gacs

 

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*