Lagoa assinala 40 anos de Poder Local com apresentação do livro de José Andrade

lagoa-assinala-40-anos-de-poder-local-com-apresentacao-do-livro-de-jose-andrade

A Câmara municipal da Lagoa acolheu, na passada sexta-feira, dia 2 de dezembro, a apresentação do livro “Poder Local nos Açores: 40 anos – 1000 Presidentes”, da autoria de José Andrade, no Edifício dos Paços do Concelho.

Na ocasião, a Presidente de Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, sublinhou a importância do Poder Local Democrático, como “sendo a essência da Democracia na sua expressão mais próxima dos cidadãos, cujo exercício é legitimado pela livre escolha do povo, através de eleições”.

Cristina Calisto Decq Mota referiu, ainda, que o “livro apresentado é o resultado de um vasto trabalho de investigação que relata os principais acontecimentos políticos e históricos, registados no período após o 25 de abril nos Açores, escrito por um homem que valoriza e sente os Açores, José Andrade.

A edil lagoense terminou o seu discurso, felicitando José Andrade, “pelo trabalho realizado em prol da divulgação histórica e cultural açoriana”. A sua vasta experiência profissional também não fora esquecida em suas palavras, relembrando que ele exercera funções “como Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de Ponta Delgada, como Vereador e como deputado na Assembleia Legislativa Regional, cargos que ocupou com exemplar competência e dedicação, demonstrando sempre uma relação de proximidade e de afetividade com as autarquias, pelo que o considero um verdadeiro amigo pessoal e grande amigo da Lagoa”.

A autarquia lagoense associou-se, assim, a esta iniciativa, presenteando os lagoenses com esta homenagem coletiva, aos mais de mil presidentes de juntas de freguesia e de câmaras municipais que foram eleitos para os 19 municípios e 155 freguesias das nove ilhas nas 11 eleições autárquicas e nas 20 eleições intercalares realizadas nos Açores de 1976 a 2016.

Nesta cerimónia de lançamento do livro, ouviram-se vários testemunhos, na 1.ª pessoa, de alguns ex-autarcas lagoenses que falaram da sua experiência política como presidentes de Junta e de Câmara.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*