Criação de plataforma de acesso ao espaço nos Açores está a ser estudada

Santa Maria 2015 vista porto

O Governo dos Açores está a avaliar uma “proposta recente” do consórcio entre os grupos Airbus e Safran, “que acontece no âmbito do AIR Center”, para a criação nos Açores de uma plataforma de acesso ao espaço.

Segundo o Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia o local para a instalação da plataforma de acesso ao espaço “ainda está em estudo”, acrescentando que “Santa Maria afigura-se como o local mais propício, de acordo com as exigências técnicas do consórcio”.

Gui Menezes, que falava aos jornalistas no final de uma reunião de trabalho onde se estudou a viabilidade da instalação nos Açores de uma plataforma de acesso ao espaço, frisou que existe a possibilidade de o arquipélago vir a promover o estabelecimento de um ‘cluster’ espacial.

Para o titular da pasta da Tecnologia, “há questões que têm de ser bem aferidas”, salientando que este “é um projeto complexo e tecnicamente muito exigente”.

A reunião de trabalho que decorreu hoje inseriu-se no âmbito da estratégia regional que prevê que as tecnologias espaciais possam alavancar o desenvolvimento tecnológico na Região, atraindo empresas estrangeiras nesta área.

Neste âmbito, Gui Menezes lembrou que estão disponíveis “fundos europeus de valor muito considerável”, associados não só à promoção do investimento em investigação e desenvolvimento, mas também ao empreendedorismo e às atividades relacionadas com a criação de ‘start-ups’, nomeadamente ‘space hubs’ e ‘clusters espaciais’.

O Secretário Regional adiantou ainda que o consórcio tem intenção, caso escolha os Açores, de “iniciar o projeto o mais rapidamente possível”, referindo que está a ser enquadrada a possibilidade de ser formada em Portugal uma agência espacial nacional.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*