Lagoa acolhe projeto Ilha Verde, Verde Minho

verde-minho-espetaculo-lagoa-acores

Nos próximos dias 1 e 2 de dezembro, a Câmara Municipal da Lagoa associa-se ao Projeto “Ilha Verde, Verde Minho – Encontro de Culturas”, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Monserrate, do Distrito de Viana do Castelo e organizado pela Escola Secundária da Lagoa.

No dia 1 de dezembro, na Praça de Nossa Senhora do Rosário, pelas 20h30, decorrerá a atuação musical de um Grupo Folclórico do Minho e do Grupo Jovem Pauense da Vila de Água de Pau. Já no dia 2 de dezembro, no Convento dos Franciscanos, também pelas 20h30, assistir-se-á a uma serenata executada pelo grupo musical “Fados de Coimbra”.

Refira-se que, esta é uma iniciativa da Escola Secundária de Lagoa que surgiu do contacto com um grupo de docentes do Agrupamento de Escolas de Monserrate, do distrito de Viana do Castelo, que desenvolve uma atividade musical e etnográfica galvanizante na sua comunidade educativa. O que se pretende é, efetivamente, um encontro de culturas expressas na cor dos trajes, nas sonoridades do folclore, nos instrumentos, nas coreografias de cada número, havendo um ponto em comum: a cor verde da paisagem, sendo o principal tema a diversidade cultural portuguesa.

Alguns elementos deste grupo foram estudantes na Universidade de Coimbra e constituíram um grupo de Fados de Coimbra, tendo-se disponibilizado para uma atuação onde exibirá o seu reportório, na certeza de que cor, som e movimento darão mais vida ao convento.

No âmbito deste encontro, está agendada uma visita com o Grupo de Fados de Coimbra a diferentes pontos de interesse do concelho, como seja o Núcleo Museológico da Ribeira Chã, a Fábrica da Cerâmica Vieira e, em simultâneo, um percurso pelas principais belezas paisagísticas de S. Miguel.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*