Biblioteca da EBI de Água de Pau promove sessão de leitura “no deserto”

ebi-agua-de-pau-nov16-no-deserto

Assinalou-se, no final de outubro, na EBI de Água de Pau, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, uma importante data para estas organizações no reforço da sua visibilidade e da consciencialização pública do seu valor nas aprendizagens.

Instituído o dia 27 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, a BE da EBI de Água de Pau promoveu, um dia mais tarde, através do seu Clube de Expressões, duas sessões de reconto da história “Sábios como camelos”, de José Eduardo Agualusa, como forma de evidenciar a importância da leitura e das bibliotecas.

Participaram nesta iniciativa as duas turmas do 2º ano da escola, que embarcaram na grande viagem através do deserto do conto, guiados pelos colegas mais velhos que integram o recém-criado clube “Rua da Lua”. Juntos relembraram as regras de utilização da biblioteca da escola, a forma como estão organizados os livros e como podemos procurá-los, e cantaram, por fim, uma música, resumo da história, que atestou o poder dos livros, capazes de transformar 400 camelos em contadores de histórias da Antiga Pérsia.

O clube de expressões Rua da Lua surgiu, este ano letivo, na escola, como um projeto multidisciplinar da biblioteca que concilia o texto com outras formas de expressão como o teatro, a música e a expressão plástica. Assume-se como um instrumento de suporte à aprendizagem, mas também como um espaço de lazer e de expressão pessoal, de construção do saber e da personalidade, onde se manifestam as diferentes “fases” que a todos assombram e o lado lunar, por vezes o real motivo para os insucessos da vida e da escola.

Neste dia dedicado à leitura, este clube pretendeu mostrar que, no deserto ou na escola, as bibliotecas guardam em si tesouros literários e culturais que contribuem para o crescimento individual de cada um e para o desenvolvimento da sua imaginação.

A Equipa da BE

Categorias: EBI Água de Pau

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*