Todas as Televisões Regionais da Europa estarão reunidas nos Açores em 2017

circom-encontro-televisoes-regionais-maio-2017-acores

Estão em Ponta Delgada cerca de trinta delegados das organizações que integram a CIRCOM, organismo Europeu que reúne as televisões regionais de serviço público de 38 países. Este grupo está a preparar o Encontro Anual de Televisões Regionais de toda a Europa que terá lugar nos Açores em maio de 2017.

A RTP com o apoio do Governo Regional organiza nos Açores em 2017 o maior Encontro Anual de Televisões Regionais Europeias. Para o efeito decorrem em Ponta Delgada na quinta e  sexta-feira os trabalhos do Comité Executivo e do European Board que irão preparar o referido Encontro de 2017.

A Conferência anual da CIRCOM será já em maio do próximo ano no Centro de Congressos do Teatro Micaelense e reunirá representantes de mais de duas centenas de televisões regionais que se reúnem para debater os desafios atuais e o futuro dos canais regionais de televisão na Europa.

O evento, desde o início apoiado pelo Governo da Região Autónoma dos Açores, englobará, para além da Conferência Anual, vários workshops para jornalistas e outros profissionais de televisão e uma Gala para entrega dos Prémios CIRCOM, os Óscares da Televisão Regional, que será transmitida pelas televisões participantes. 

Esta importante Conferência, que se realiza anualmente em países diferentes desde 1983, irá ocupar três espaços emblemáticos de São Miguel: o Teatro Micaelense, o NONAGON e o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas. 

A reunião que agora decorre a 10 e 11 de novembro e a Conferência de 2017 têm ainda o envolvimento de todos os meios e recursos da estação regional que acolhe a conferência e que é a RTP-Açores. Recorde-se que em 2017 a RTP celebra 60 anos de existência pelo que a Conferência CIRCOM Regional nos Açores insere-se igualmente naquela celebração.

A televisão regional existe nos Açores há quarenta e um anos e na Madeira há quarenta e quatro. A RTP tem ainda um Centro de Produção na cidade do Porto e delegações Regionais nas principais cidades do continente Português.

DL/CRA

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*