Serrão Santos assegura 1 ME para projeto piloto das RUP

Serrão Santos Forum parlamento europeu

O Parlamento Europeu aprovou, esta quarta-feira, dia 26 de outubro, o Orçamento da União Europeia. O documento contempla uma verba de 1 Milhão de euros para auxiliar a protecção da biodiversidade e uma melhor compreensão dos serviços prestados pelos ecossistemas das Regiões Ultraperiféricas. Serão apoiados 52 projetos num volume financeiro de cerca de 140 ME.

Segundo recorda uma nota enviada à nossa redação, o projecto-piloto foi planeado e estruturado pelo Gabinete do Eurodeputado Ricardo Serrão Santos, sob proposta do consórcio científico internacional NetBiome, e obteve o apoio de outros oito deputados de três Grupos Políticos e de quatro nacionalidades, representando a Europa continental, as regiões ultraperiféricas e diversos territórios ultramarinos.

Através deste projecto, o Parlamento Europeu disponibilizará um milhão de euros para envolver decisores políticos, cientistas e a sociedade em geral no desenvolvimento de metodologias para mapear e avaliar o estado dos ecossistemas e seus serviços. Será adoptada uma abordagem coordenada procurando transformar a fragmentação existente em termos geográficos, políticos e científicos em ativos. O objetivo é incentivar a partilha de recursos através da construção de ferramentas participativas robustas.

O projeto irá começar por avaliar o estado da arte e, depois de inventariar as existências, capacitar em termos humanos e materiais cada um dos parceiros. O projecto será agora operacionalizado pela Comissão Europeia.

DL/PS

Categorias: Política

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*