Museu Carlos Machado inaugura exposição “Tomaz Borba Vieira – Caminhos do Ser”

museu-carlos-machado-inaugura-exposicao-tomaz-borba-vieira-caminhos-do-ser

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove sexta-feira, dia 28 de outubro, pelas 18h00, nos núcleos de Santa Bárbara e de Arte Sacra, em Ponta Delgada, a inauguração da exposição “Tomaz Borba Vieira – Caminhos do Ser”.

Segundo o executivo regional, esta mostra permite uma visão global das várias fases do pintor, no período entre 1956 e 2016, onde a pintura, a escultura, o desenho, a serigrafia, a ilustração, a escrita expressam as suas múltiplas vias de diálogo com o mundo.

A reflexão existencial dos anos 60, o questionamento político do período colonial, a ilha, o arquipélago, o mar, as bibliotecas submersas, as arquiteturas aquáticas, a reflexão social dos anos 80 e 90, na qual se inclui “Mulheres de Rabo de Peixe e Homens de Rosto de Cão”, são algumas das temáticas recorrentes na obra do pintor.

A exposição, que pode ser visitada até 31 de janeiro e tem como comissário o escultor José Maria de França Machado, pretende desvendar a amplitude da produção artística deste consagrado pintor açoriano e, ao mesmo tempo, aproximar os diferentes públicos da sua obra, atendendo a que a maioria se encontra dispersa por coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.

Tomaz Borba Vieira estudou Pintura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, Arte Mural na Academia de Belas-Artes de Florença, em Itália, Pedagogia na Universidade de Lisboa e Ciências da Educação na Universidade de Boston, nos EUA.

Condecorado com a Insígnia Autonómica de Reconhecimento pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, em 2006, Tomaz Vieira já realizou inúmeras exposições individuais e coletivas e a sua obra está representada em diversas coleções, públicas e privadas.

DL/Gacs

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*