Voz do Passado – A imprensa lagoense antiga | 01

imprensa-lagoense-de-1887-a-1937Apesar da pequena dimensão do seu território o Concelho de Lagoa teve 13 jornais, com edições entre os finais do século XIX e a década de 1930, estes jornais serão agora mensalmente escrutinados e comentados por mim no Diário da Lagoa, a partir de hoje com destaques que a Imprensa lagoense registou durante 50 anos.

A voz do passado…Mexe com todos, pelo menos com os mais atentos. O destino risca as nossas vidas. Como estamos distraídos abstemo-nos disso e o quotidiano distrai-nos de tal maneira que rouba-nos a atenção e perdemos tanta vez…a voz do passado.

Imprensa publicada na Lagoa entre 1887 e 1937”
Se o século XXI é já, sem dúvida, a era da informação, marcado pelo surgimento da Internet, o final do século XIX marcou, em Portugal, uma verdadeira revolução informativa. Calcula-se que na última década de 1800 existissem em Portugal cerca de quatro centenas de publicações periódicas – a maior parte delas de cariz vincadamente político, já em plena turbulência que resultaria, primeiro, no regicídio de 1908 e depois na instauração da República de 1910.

| Quando a Luz Eléctrica na Lagoa substituiu a de Vela |
(Jornal O Lagoense. Páginas 3 e 4. Número 28, Ano I (10 de Julho de 1904). Lagoa – Açores)
EDITAL
A Camara Municipal do Concelho da Vila da Lagoa, Ilha de S. Miguel, Açores, faz público, conforme a sua deliberação d´hoje, que, pelo prazo de trinta dias, a contar da publicação deste no “Diário do Governo”, se acha aberto concurso para o fornecimento da iluminação pública n´esta Vila da Lagoa e Agua de Pau, por meio da luz eléctrica.
Esta iluminação pública compreenderá um mínimo de cento e cinquenta lâmpadas de força de dezasseis velas cada, sendo 11 no lugar da Atalhada, 99 nas freguesias do Rosário e Santa Cruz, da Vila da Lagoa, e 40 no lugar d´Agua de Pau, distribuídas conforme a planta – ou croquis – que se acha patente na secretaria da mesma Camara.

Para conhecimento de todos se passou o presente.
Secretaria da Camara Municipal da Vila da Lagoa, 25 de Junho de 1904. Eu João Baptista Ferreira, secretário da Camara o subscrevi.

O Presidente da Camara
Clemente António de Vasconcelos.


Por: RoberTo MedeirOs
(Artigo publicado na edição impressa de novembro de 2016)

Categorias: Opinião, Voz do Passado

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*