EBI de Água de Pau – fomentando o prazer de ler!

ebi-agua-de-pau-fomentando-leitura-novembro2016

A Escola Básica e Integrada de Água de Pau prima pela dedicação prestada aos seus alunos. Pretende-se mantê-los motivados, empenhados e … felizes!

Assim, uma das nossas preocupações reside no esforço em fazê-los aprender de forma, sempre que possível, divertida e diferente, levando-os a variados espaços onde tenham a oportunidade de efetuar uma aprendizagem pela descoberta e pela observação direta no mundo empírico.

Durante este mês de outubro, esforçamo-nos por motivar os nossos alunos para a leitura! Desta forma, foram agendadas algumas visitas de estudo à nossa biblioteca. Foram três as turmas envolvidas: o 1ºB, com a professora Graça Sociedade, no dia 6; o 1ºA, com a professora Elsa Ferreira, no dia 11; e o 1ºC, com a professora Carla Favela, no dia 13.

A coordenadora da biblioteca da escola, Ângela Coroado, recebeu as referidas turmas, acompanhadas pelas suas professoras. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço, de aprender a fazer requisições, tendo sido informados dos prazos a cumprir, e do modo como devem tratar os livros, com cuidado e sem os estragar, pois, afinal, um livro é um amigo! Os discentes foram ainda alertados para a preocupação que devem ter em colocar os livros na mochila, para que não fiquem danificados, e de não os trocar com terceiros, pois quem os requisita é o único responsável por eles. Além do mais, todos têm a oportunidade de requisitar livros na nossa biblioteca, pelo que não há necessidade de os trocarem sem seguir os procedimentos estipulados!

Os alunos aprenderam, também, como consultar a estante da secção relativa à Literatura Infantil, tendo sido referido que podem retirar os livros da prateleira, mas não podem voltar a colocá-los, uma vez que esta é uma tarefa de quem lá trabalha, pois os livros têm de ficar no seu lugar exato. Aprenderam, ainda, como utilizar os vários computadores existentes na biblioteca da escola. Foi também transmitida a informação de que podem (e devem!) pedir auxílio às funcionárias lá presentes, que têm muito gosto em ajudá-los naquilo que necessitarem. Assim, foram-lhes apresentadas as assistentes operacionais, Helena Costa, Rafaela Cabral e Mónica Pereira , que se mostraram felizes por os receber. Foi realçada a informação de como os alunos se devem comportar neste espaço, que é de todos, e, portanto, todos devem ser respeitados, mantendo-se o silêncio adequado a este tipo de lugar.

Durante as visitas, foram tiradas fotografias, nas quais alunos e professoras aparecem sorridentes e animados. Cada uma das visitas terminou com o incentivo à requisição de livros e com a transmissão da ideia do quão bom é ler! No final, foi tirada uma última fotografia, em que todos posaram, mostrando, com satisfação, os livros requisitados. As fotos destes eventos já foram divulgadas na página do facebook da Biblioteca da Escola Básica e Integrada de Água de Pau.

Texto de Catarina Viveiros, elemento da BE

Categorias: EBI Água de Pau

Deixe um comentário

Your e-mail address will not be published.
Required fields are marked*